sábado, 22 de outubro de 2011

diário de outubro




é sábado, fim de outubro e faz sol. na janela da ilha o dia é azul depois de uma surpresa de grande chuva fora de hora, com dia branco no meio da semana, água lavando a cidade e levando o calor pra longe. ruas virando rio, mar sem onda, céu de nuvens.

agora já passou. hoje pode até dar praia ou só preguiça mesmo. as roupas vão secar e o vento vai varrer folhas secas da mangueira por toda a varanda como vem fazendo desde setembro. enquanto isso, nossas meninas jabutis passeiam sob a sombra da ateira carregadinha. sim, frutas do conde amadurecendo e as rolinhas alvoroçadas para bicarem antes de nós. tem outro pé de ata na parte da frente do jardim, carregado de filhinhos pra jesus criar também.

pedro na aula de astronomia, estudando astros e sóis. clarisse inventando valsa pra barbie bailarina dançar ou brincando com miniaturas dos personagens da turma da mônica que integram novo álbum de figurinhas e virou a nova febre infantil, os gogo's, classificados pelo fabricante como 'as criaturinhas mais piradas do universo'. confissão de mãe: caí de amores pelo chico bento gogo.

outra febre é o ressuscitado bay blade, nada mais que um pião metido a besta, que ganharam do vovô - os dois últimos da prateleira das lojas americanas. movido por uma espécie de fio (tira de plástico), tomou o lugar da pelada com tampinha de água mineral nos intervalos de aula da escola. na hora da saída meninos e meninas se amontoam em volta de uma pequena arena disputando campeonatos sem fim. e já não há quem encontre um em nenhuma loja de brinquedos da cidade.

aninha passando roupas exala cheirinho de lavanda pelo ar. eu aqui, registrando histórias dos dias de nós, e celso lá longe, manda notícias por telefone. e agora é hora da minha missão chalenger no espaço, pra buscar pedro na aula. vai ver que conseguiu viajar pela via láctea a bordo do bay blade, que antes de ser pião, bem que parece um disco voador!

p.s.: mas não há febre, onda ou moda que faça dom pedrito abandonar sua paixão maior. dia 16 completou 9 anos e para todo mundo que pedia sugestão de presente, mandava dizer que queria uma bola de futebol. resultado: ganhou quatro! e faz questão de brincar com todas, para desespero da mamãe aqui, tentando poupar vasos de flores e plantas que de vez em quando tombam sob o peso de seus gols.

* na foto, pedro & clarisse brincam no mar de tutoia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário