terça-feira, 30 de março de 2010

Clarisse em P&B


Menina, o que tu vês? No claro escuro da câmera, eu sei e percebo teu laço de fita e tuas pequenas flores amarelas que o P&B esconde. Tuas mãos enlaçadas, teu descanso, abandono do pensamento que dança e ninguém nem sabe. Teu cabelo de nuvem, Clarisse menina Maria, tuas sandálias que não vemos aqui, nos teus pés de bailarina desajeitada que ri e inventa um passo qualquer pelo chão. Se ris ou choras, não vejo, mas sei. Olhas o nada e desenhas imaginações com o dedo mínimo solto no ar. O muro verde, o cheiro da vilinha, os ares de pinheiros, tudo banhado de luz num dia de novembro quando-comemoramos-um-ano-em-viva-válvula.

Psiu! Silêncio! Não digam nada! Calem o pensamento. A hora é só de ver Clarisse que disse o que não disse e só de ficar olhando pra ela o mundo fala e a gente cala a alma pra ver a menina na soleira da porta com seu vestido e seu laço de fita. Menina que roda no parado do dia, que gira a saia no quieto da sala, que dança no calado da tarde.

Ah, menina, minha, que o dia é pouco e a tarde é outra no dia de lembrar dos dias de vilas e pinheiros altos a nos ver passar. O meio do caminho entre o terraço e a sala da casinha agora é palco de outras meninas e outros passos e outras manhãs e tardes de festas ou silêncios. Enquanto aqui para sempre estás, nem cresces nem sais do lugar.
És paisagem dos meus olhos, dos olhos de quem olhar.

Ah, Clarisse, que a voz é pouca e o verso é mudo ao te ver parada sentada como quem pede a senha a quem precisar passar. Não que eu não passo, não vou. Não quero senha, bilhete, ingresso. Quero só que o mundo pare, estacione e encaixe as rodas na vaga desta janela onde estou. E daqui de longe, do outro lado do mapa, dá pra sentir o cheiro do teu cabelo que o vento varre espalhando pó de flor na cara de quem vê.

Sem relógio, sem tique-taque, sem passatempo, sem dia-hora-semana-minuto, só essa brisa breve desenhando um jardim imenso pelo mundo, com flores amarelindas em verde campo cada vez que alguém abrir essa janela que é da ilha e é de lugar nenhum.

Chuva nos olhos molha o sol no peito. Os dias são todos teus, menina dos meus olhos. Que a vida seja toda cor como na luz desse instantâneo em P&B.

3 comentários:

  1. Que coisa mais linda, que saudades de voces!

    ResponderExcluir
  2. Quero ver Clarisse dar sua risada. Tem? Vou procurar na janela da ilha, até achar. Que bom, que bom, que reencontrei vcs. Saudades muitas. Beijos imensos.

    ResponderExcluir