domingo, 3 de janeiro de 2010

feliz ano novo!!!



nossa, o ano já virou! estamos em 2010. foi rápido, né? sei, sabemos todos, é sempre assim, parece que foi ontem, e quando vamos ver, já se foram os brindes de champanhe, os abraços, as ondas, a grande ceia e todos os rituais e simpatias. este ano experimentamos o da romã. separar seis sementes e delas guardar  três, depois de sugarmos o gosto da fruta e atirarmos para longe as outras três que, reza a lenda, seriam as coisas ruins do ano que findou. as minhas três vou guardar na carteira, pra dar sorte, fartura e trazer mais dinheiro. vai que dá certo, né?



pensei, antes de o ano virar, de resumir as notícias desse nosso primeiro semestre da volta à ilha em um post retrospectiva, um painel de fotos-legenda com os principais fatos desse período. cheguei a listá-los na cabeça. a casa tomada (o dia da mudança em sampa), a casa tomada 2 (a arrumação da casa aqui na ilha), a festinha de casa nova, o aniversário do pedrinho no sítio do pipacau amarelo da vovó geninha... e por aí vai.


tô com a mesa posta pro café da tarde e já é noite enquanto escrevo aqui. hoje foi dia de caranguejada e depois do banquete, o tempo nublado, dormimos todo o resto de tarde. portanto acho que hoje vou só anunciar a retrospectiva, pois acho que não dará tempo de fazer o post planejado. mas o farei, isso prometo. não sei exatamente quando.


não, não sou blogueira profissional. não somos. pelo visto, talvez o pedro, que começa a se afinar com jogos nos computadores, venha a ser um veloz usuário das tecnologias. enquanto isso eu e o poeta vamos no pacote básico, só para suprir as necessidades mais urgentes. esta janela da ilha está na categoria dos luxos aos quais nos permitimos em 2009.


ano de mudança. nossa grande aventura de voltar pra casa. nem tão grande assim, pois que a cada dia vemos tudo com uma calma que nem imaginávamos. tudo simples. as coisas ficando em seus lugares. a alma em paz. nós juntos e a alegria espalhada pela casa, como era lá. da casinha de bonecas para a casa da lagoa...


clarisse ficou pra dormir na casa da vó e da dinda. pedro e cb arriscam uma partida de senha, jogo de tabuleiro. há música rolando. há sempre uma trilha por aqui, para que os movimentos mais simples e rotineiros sejam como rituais. e funciona. sempre lembro dos beatles em manhãs de sábado, na hora do café da manhã. ou de uns rocks pesados à hora do almoço da semana, para meu desespero... minha avaliação é que o tipo de som deixa as crianças muito agitadas, o que complica o andamento do dia. muitas vezes é rabugice minha.


pra este ano que começa, deixo aqui nossos votos de felicidade e fé na vida - que é boa que dói! e peço emprestada, ainda uma vez, a canção do kleber albuquerque, isopor, que eu adoro, e que diz coisas de se dizer no aniversário e também nos primeiros dias de um ano. porque fala em desejos que temos para as pessoas que amamos e porque acreditamos que ela seja como uma senha, um passaporte, um bônus de alegria para cada dia deste ano que começa. um presente que não envelhece nunca:


'Que a luz da lua escorra
Pela pele, pelos pelos
E que raios de sol embaracem seus cabelos
Que a vida lhe dê muita saliva
Pra lamber sonho em carne viva
Que seu riso não tenha o mínimo pudor
Que os ventos soprem sempre a seu favor
Que você encontra a cama feita, a mesa farta
A casa em festa
Que a boa estrela grude no meio de sua testa
E que o mal tenha paredes de isopor


Tudo de bom'

* junto com a canção vai o nosso abraço e o nosso carinho.

2 comentários: